sábado, 4 de maio de 2024

Pirataria ???

 


Salve Salve Galera!
Apesar de ser um blog, não gosto muito de escrever, alias não é essa finalidade desse blog, mas senti vontade de escrever a respeito da pirataria e de tudo que está acontecendo atualmente nesse meio.

Antes de começar, galera que lerem, por favor deixem seu comentário, o que acham do assunto.

Deixar claro que não fiz pesquisa e que é opinião minha com base com o que eu conheço a respeito da pirataria.

Bom vamos lá...

A pirataria é muito antiga(mais velha que muitos que entram aqui no blog) e começou pirateando software la na década de 80 e por ai foi.

Com os consoles ficando mais comuns obvio que viria jogos piratas (jogos de PC já eram pirateados), na década de 90 os cartuchos e posteriormente os CDs fizeram a festa da galera e digo mais a pirataria foi fundamental para o crescimento da sony no ramo na época do PS1 ajudando o console a ficar mais popular. A pirataria abrange um grande leque de coisas, games, software, roupa, tenis e por ai vai, mas não é esse o ponto que eu quero trazer.

Muitos grupos que quebram as seguranças dos jogos, não fazem simplesmente para tirar o lucro das empresas que desenvolvem, sempre houve uma ética e uma ideologia por trás disso, muitos crackers quebram os jogos por exemplo porque os jogos que você compra, paga(e não é barato), é de fato seu?

Recentemente a Ubisoft provou que não, provou que os crackers estavam certos, você paga pelo jogo mas ele não é seu, vc não consegue emprestar, dar ou trocar e ainda fica a critério da empresa se ele vai ficar com vc pra sempre ou não. A ubisoft desligou os servidores do the crew um jogo de corrida online, e todo mundo que tinha o jogo perdeu ele, por ser apenas online era preciso dos servidores para jogar, pois é.

Outra coisa defendida pelos crackers é que certas DRMs prejudicam o desempenho do jogo, e nesse caso estou falando do Denuvo, e já foi provado que realmente a DRM denuvo pesa muito, fazendo com que o jogo perca cerca de 10 a 15 frames em certos casos, a empresa se defendeu e disse que iria soltar um video provando que isso era falso, até hoje não saiu esse video.

Outro ponto são os valores de um jogo, hoje em dia jogos que não podem ser pirateados chegam ater o valor de 480 reais, galera isso é absurdo, então esse é um outro ponto de vista pelo qual os crackers lutam, tirando a EMPRESS que estava cobrando para quebrar os jogos(o que os crackers estavam condenando) os outros crackers nenhum tinha algum tipo de lucro.

Então galera o ponto que eu quis trazer é que a pirataria não é tão simples assim, não é apenas uma forma de crime, ou uma forma de prejudicar as empresas.

Para finalizar, já ouviram falar da Hydra? é um app que libera todos os jogos, é como uma steam da pirataria, reunindo links de todos os jogos piratas, se não ouviu falar deem uma olhada (mas não abandonem o blog rs).


Senhores obrigado por lerem e deixem sua opinião 

Tamo junto sempre!

4 comentários:

  1. Ótimo texto. Jogo games piratas desde os anos 2000 quando tive meu primeiro PC, antes de sequer existir internet. Com a internet tudo tornou mais fácil. Sempre foram abusivos os preços de jogos no br, de forma que a pirataria é o único jeito de muitos jogarem. Falar para mim que um jogo no lançamento equivale a 1/4 de um salário mínimo no país é inaceitável, é o mesmo que dizer que somente a minoria da população que possui condições financeiras terão acesso ao jogo no lançamento. A pirataria torna tudo democrático. Para além desse fator financeiro, convenhamos, os jogos que são lançados atualmente vem todo cagado visto que as empresas somente visam o lucro, não fazendo sentido na minha cabeça pagar R$ 350,00 em qualquer jogo que seja. Viva a pirataria! Vivo isso desde garoto e enquanto continuarem quebrando os games vou continuar baixando.
    Ps. Seu blog é foda demais, desde quando encontrei ele sempre acompanho, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou tudo man
      tbm consumo faz muito tempo, comecei na época do snes quando um cartucho chegava a ser um salário, isso mesmo mano, então naquela época como vc disse, era a unica forma de jogar, era os cartuchos piratas
      no mundo do pc, só comecei a consumir em 2008, quando comprei meu pc
      e muito obrigado pelo elogio ao blog, e por acompanhar
      tmj sempre

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto. Muitas franquias se consolidaram graças a pirataria, um grande exemplo é o resident evil, de certa forma a galera que recorre a essa opção nunca teria condições de comprar o original ou seja a empresa não perdera com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade man, o RE é um dos exemplos, mas tem vários outros que teve essa fama graças a pirataria, fora console como foi o playstation
      obrigado por comentar
      tmj sempre

      Excluir